quinta-feira, 6 de maio de 2010

Biografia e Principais Obras de Johann Heinrch Pestalozzi

Johann Heinrch Pestalozzi nasceu em Zurique, no dia 12 de janeiro de 1746. Era filho de Johann Baptist Pestalozzi, cirurgião e pastor protestante de origem italiana. Sua mãe Susanne Hotz, descendia de uma família de médicos. Pestalozzi tornou-se órfão de pai aos quatro anos de idade passando por muitas dificuldades, juntamente com a mãe, três irmãos e a governanta, Magd Bárbara Schmid, a “Babeli”. Diante das dificuldades enfrentadas, Pestalozzi apresentou uma formação humanista de sua personalidade, levando-o a ser conhecido pelo conjunto da sua obra como o educador da humanidade.
Pestalozzi estudou na cidade natal e participou do movimento pela Independência Suíça. Em 1764, tornou-se membro da Sociedade Helvética, que juntamente com seus patriotas, criticavam a situação política do país propondo reformas. Foi influenciado, na juventude pelo pensamento de Rousseau e por alguns aspectos do Movimento Romântico (em particular, a exaltação da imaginação). Ainda estudante, já demonstrava interesse pela causa dos desamparados, participando sempre de movimentos de reforma política e social. Na juventude, Pestalozzi abandonou os estudos religiosos para se dedicar à agricultura, tomando aulas com J. R. Tschiffeli.
Em 1767, inicia sua atividade de empresário-educador em Neuhof (Nova Feitoria), região de Birrfeld, onde se interessa pelos problemas da população agrícola, com iniciativas de educação profissional. Interrompendo suas atividades em 1779.
No ano de 1769 casa-se com Anna Schulthess, e em 1770 nasce seu único filho, Hans Jakob (tradução alemã de Jean-Jacques, uma homenagem a Rousseau), que veio a falecer ainda jovem, deixou-lhe o neto Gottlieb.
A partir de 1774, acolheu em Neuhof rapazes órfãos, para educá-los através de leitura, escrita, cálculo e trabalho. Ainda em 1774, no caminho de seu pioneirismo, fundou um orfanato, com o objetivo de ensinar técnicas de agricultura e comércio, tentativa que fracassou alguns anos depois. Mais tarde, transformou o projeto agrícola fracassado em um Instituto Filantrópico para crianças abandonadas, no que também não teve sucesso.
Pestalozzi, em 1780 publicou Crepúsculos de um eremita (Abendstunden eines Einsiedlers).
Em 1781, publicou a primeira parte do romance “Leonardo e Gertrudes”, que tratava de suas idéias de reforma social e política. Em 1793, publica segunda parte, a terceira em 1785 e quarta e última parte em 1787.
Essa obra retrata a história de Gertrudes, que é muito bondosa e generosa, além de muito inteligente. Mãe dedicada aos filhos tirou o marido da embriagues, e influenciou os habitantes de sua aldeia a aplicar métodos em beneficio da população, a fim de se chegar ao bem estar social que era muito almejado por Pestalozzi.
Até 1797 dedicou-se a pesquisa teórica, marcada por desânimo e pessimismo, sustentado também pela derrota da Revolução na França. No ano de 1797 publicou a obra Minhas indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana.
Em 1798, durante a Invasão Napoleônica, a cidade de Stans foi invadida e seus habitantes massacrados pelas tropas, Pestalozzi reuniu as crianças desamparadas e passou a cuidar delas em meio as mais precárias condições. Havia muita miséria, ignorância e brutalidade das pessoas do local, inclusive crianças. O Instituto de Stans contava com certo apoio do governo. Nem todas as crianças eram órfãs completamente, algumas tinham pai ou mãe ou ambos. Crianças eram exploradas pelos pais para pedirem esmola em seu favor. Pestalozzi pretendia por fim a essas situações, o que contrariava determinadas famílias. A vida e obra de Pestalozzi estão intimamente ligadas à religião, condenava a punição e as recompensas. Em junho de 1799, o Instituto de Stans foi dissolvido.
Pestalozzi dá continuidade aos seus trabalhos em Burgdorf (de 1799 a 1804) com a criação de uma escola e seminário de professores. Seu instituto é bem sucedido e tornar-se uma meta européia das “viagens pedagógicas” de estudiosos e de políticos.
Em 1805, em Yverdon (torna-se um instituto de ensino para meninas), já com um pensamento pedagógico amadurecido, organiza seu método educativo na forma mais completa: o seu instituto internacionaliza-se e sua experiência coloca-se como modelo educativo para toda a Suíça. Dificuldades internas e externas afetarão profundamente tal experiência educativa, tanto que o próprio Pestalozzi a encerra em 1825.
Publica em 1826 o Canto do cisne.
Em 17 de fevereiro de 1827, em Brugg, Pestalozzi, acometido de grave doença, veio a falecer. Permaneceu seus últimos dias, ao lado de seu neto Gottlieb.

3 comentários:

  1. Pestalozzi comungava com tal amor que me atrevo à dizer que ele realmente foi um grande conhecedor e praticante das concepções de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Grande pioneiro no trabalho em prol da educação a serviço da melhoria social do povo.

    ResponderExcluir
  3. Quais foram as referencias usadas para o texto ?

    ResponderExcluir