PESTALOZZI
Johann Heinrich Pestalozzi
(12/01/1746 – Zurique, Suíça – 17/02/1827 – Brugg, Suíça)
1. Contexto político e econômico:
Pestalozzi viveu em uma época bastante conturbada marcada por grandes guerras, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Conhecido como o período da “Era das Revoluções” de acordo com Arce, que afirma ser:
“Este período foi marcado por muitas transformações da humanidade, muitas revoluções, e foi nele que (...) Pestalozzi” (ARCE, 2002, p.22). cresceu e produziu.
2. Revolução Industrial:
A Revolução Industrial teve como objetivo modificar o modo de produção que predominava naquela época.
O sistema agropecuário seria substituído pela máquina a vapor que passaria a ser o centro do processo produtivo.
Dentro deste contexto a Escola é considerada a forma principal e dominante da educação preconizando o modelo utilitarista, pragmatista e baseada na hierarquização das relações sociais.
Arce associa a Educação ao Trabalho Produtivo definida na seguinte frase: “a indústria necessitava de trabalhadores com alguma formação mínima, para que o trabalho fosse produtivo.” (ARCE: 2002, p.41).
2.1. A Europa Século VIII:
Engels, em A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1844/1845), descreve, de forma contundente, o ambiente de privações e pobreza vivido pela classe trabalhadora, entre 1789 a 1848, marcada por transformações e revoluções. Denominadas por Hobsbawn de “Era das Revoluções”, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas marcaram a época em que Pestalozzi viveu.
3. Revolução Francesa – séc. XVIII:
“A educação passou a desempenhar um papel muito importante, pois ela seria o único instrumento capaz de formar o cidadão para o novo regime” (ARCE, 2002, p. 25).
“Embora durante a maior parte de sua vida Pestalozzi tenha escolhido viver em relativo isolamento, com a mulher e um filho que morreu aos 31 anos, ele nunca se alienou dos acontecimentos de sua época – chamada pelo historiador britânico de “Era das Revoluções” (NOVA ESCOLA, p. 21).
3.1. A França Revolucionária – Um liberal na “Era das Revoluções”:
“Na juventude, Pestalozzi militou num grupo que defendia a moralização da política suíça. Mais tarde, por simpatizar com o pensamento liberal e republicano, se alinhou aos defensores da Revolução Francesa” (NOVA ESCOLA, p. 21).
Que tipo de homem se esperava formar após a Revolução?
Analisando o significado do legado da Era das Revoluções, Arce questiona a pretensa “natureza revolucionária” de homem que se desejava formar após a Revolução, considerando que:
“Uma das respostas estava na educação que, para a burguesia dominante, passou, então, a significar o triunfo dos méritos sobre o nascimento, através do desenvolvimento dos talentos de cada um, e, assim, individualizava-se o fracasso ou o sucesso” (ARCE, 2002, p. 40-41).
3.2. A França Napoleônica:
“Em 1798, os franceses, em apoio aos republicanos suíços, passaram a sufocar os focos de resistência à nova ordem no país vizinho, e levaram à frente um massacre na cidade de Stans. Pestalozzi, embora chocado com os acontecimentos, atendeu à convocação do governo e montou uma escola para os órfãos da batalha, que acabou sendo um de suas experiências pedagógicas mais produtivas” (NOVA ESCOLA, p. 21).
3.3. A Europa Napoleônica – A experiência de Iverdon (1805 – 1825):
Pestalozzi desenvolveu seu projeto mais abrangente, dando aulas para estudantes de várias origens e comandando uma equipe de professores. Divergências entre eles levaram a escola a fechar. Iverdon projetou o nome de Pestalozzi no exterior e foi visitada por muitos dos grandes educadores da época. (NOVA ESCOLA, p. 20).
4. A Europa do Congresso de Viena – 1815:
O mundo em que Pestalozzi viveu, entre o final do século XVIII e inicio do século XIX, transformou não apenas o modo de produção capitalista, mas também o trabalhador e a sociedade.
Para pensar ...
No seu dia-a-dia na escola ou em seus estudos sobre educação, você já sentiu a sensação de que falta algo à teoria pedagógica? Chegou a pensar que carência é essa? De que forma ela se reflete na prática? (NOVA ESCOLA, p. 21).
Quer saber mais?
ARCE, Alessandra. A Pedagogia na “Era das Revoluções”: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas: Autores Associados, 2002, p. 21-45.
INCONTRI, Dora. Pestalozzi: educação e ética. São Paulo: Scipione, 1997.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos Nossos Dias. Campinas: Cortez,
NOVA ESCOLA. J. H. Pestalozzi: o teórico que incorporou o afeto à educação. Revista Nova Escola Edição Especial Grandes Pensadores: a história do pensamento pedagógico no Ocidente pela obra de seus principais expoentes., p. 19 a 21.
Grupo: Guilherme Queiroz de Macedo, Juliana Horta, Juliana Fortunato, Thais Frauches, Maria Aparecida de Moura e Márcia Pascoal.
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